quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Respiração - Aprenda a ganhar energia!


      As células obtêm energia necessária à manutenção do metabolismo por meio da respiração celular. Nesse processo, moléculas orgânicas de alimento reagem com moléculas de gás oxigênio (O2), produzindo moléculas e água e de gás carbônico (CO2), além de energia.

    Excetuando alguns vermes intestinais, que independem de oxigênio para sobreviver, a maioria dos animais precisa obter do meio o gás oxigênio e conduzi-lo às células para utilização no metabolismo aeróbio.
     
          Esquecemos a forma correta de respirar no decorrer dos anos, e assim comprometemos todo o funcionamento do corpo, que não pode funcionar adequadamente sem a quantidade específica de oxigênio, então entre outras complicações, surgirá a fadiga, stress, até alguns estudos indicam que o câncer surge em um ambiente ácido e deficitário em oxigênio.

      Um sistema circulatório saudável garante longevidade e proteção contra doenças, ele é o responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio.  Todos os resíduos dos processos celulares que passam por ele, são eliminados também pelo sistema linfático, a respiração profunda é uma das formas de aumentar a eficácia deste.
              

      Cada célula de nosso corpo é cercada por linfa. Você tem quatro vezes mais linfa em seu corpo do que sangue. O sistema linfático trabalha da seguinte forma: o sangue é bombeado do coração, através das artérias, até os finos e porosos capilares. Ele carrega para os capilares o oxigênio e nutrientes, difusos dentro desse fluido, chamado linfa, que circunda as células. As células, reconhecendo aquilo de que precisam, retiram o oxigênio e os nutrientes necessários a sua saúde e então eliminam as toxinas, algumas das quais voltam para os capilares. Mas as células mortas, proteínas de sangue e outros materiais tóxicos devem ser removidos pelo sistema linfático. E o sistema linfático é ativado pela respiração profunda, lembra?

      As células do corpo têm no sistema linfático seu único meio de drenar os muitos materiais tóxicos e excesso de fluido que restringem a quantidade de oxigênio. O fluido passa através dos nódulos linfáticos, onde as células mortas e outros venenos, exceto as proteínas do sangue, são neutralizados e destruídos. Qual a importância do sistema linfático? Se o seu sistema linfático ficasse paralisado por vinte e quatro horas, você morreria por causa das proteínas do sangue que ficariam presas e pelo excesso de fluido em volta das células.

Para oxigenar melhor seu corpo você pode fazer exercícios aeróbicos, de respiração e/ou suplementar com Esqualeno. Cuidado apenas para não exagerar, oxigênio é oxidante, nada é perfeito, mas basta consumir antioxidantes, como o cacau em pó, Vit C, Ácido Alfa Lipóico.

 ### Para ajudar seu sistema linfático a limpar a sujeira de forma mais rápida e eficaz, basta fazer este exercício respiratório:

     Respire usando o diafragma, coloque a mão sobre sua barriga e só ela deve se mover, não a parte superior, o tórax, como a maioria faz.
      A fórmula é - A x 1s - B x 4s - C x 2s
     Inspire por 1 segundo, segure 4 segundos e expire por 2 segundos.

     Como você não é um doente terminal, comece pelo menos inspirando 2 segundos, segure por 8 segundos e expire por 4 segundos.

       Comece agora, repita no mínimo 10 vezes. Você imediatamente se sentirá mais leve após isso. Talvez sinta um pouco de tontura  e sudorese nas primeiras repetições, isso é normal, caso o sistema linfático esteja muito "entupido".

     
http://www.havid.com.br/dicas-detalhe/3

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/respiracao.phphttp:

www.brasilescola.com/quimica/oxigenio-oxidacao.htm

0 comentários:

Postar um comentário